Fernando Pessoa leitor de Theodor Nöldeke. Notas sobre a recepção do elemento arábico-islâmico por Pessoa

Encontra-se publicado online na revista Pessoa Plural o artigo:
Boscaglia, Fabrizio (2012). «Fernando Pessoa leitor de Theodor Nöldeke. Notas sobre a recepção do elemento arábico-islâmico por Pessoa». In Pessoa Plural: a Journal of Fernando Pessoa’s Studies, 1, pp. 164-186.

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Palavras-chave
Fernando Pessoa, biblioteca particular de  Fernando Pessoa, Islão, António Mora, Theodor Nöldeke
Resumo
Os estudos sobre Fernando Pessoa concentram-se cada vez mais na análise do denso diálogo intertextual entre os documentos do espólio e da biblioteca particular do autor. Neste artigo é estudada  em particular a relação entre alguns textos de Pessoa acerca da civilização arábico-islâmica e a leitura, por Pessoa, de um livro de Theodor Nöldeke, Sketches from Eastern History  de 1892. São apresentadas notas de leitura sobre este livro, assim como as correspondências entre essas notas e textos pessoanos sobre sensacionismo e sobre neo-paganismo, datados por volta de 1916. É, deste modo, estudada a recepção do pensamento de Nöldeke na composição original de textos pessoanos sobre a civilização arábico-islâmica. São também apresentados e comentados outros documentos do espólio e da biblioteca particular de Fernando Pessoa, acerca do mesmo tema, e úteis na construção de um mapa intertextual que contribua para estudar a presença do elemento arábico-islâmico na obra e no pensamento de Pessoa.
Keywords
Fernando Pessoa, Fernando Pessoa’s private library, Islam, António Mora, Theodor Nöldeke
Abstract
Studies on Fernando Pessoa tend increasingly to address the rich intertextual  dialogue between the documents that comprise his estate and his private library. In this article particular attention is given to the connection between some of Pessoa’s texts on the Arab-Islamic Civilization and a book by Theodore Nöldeke entitled  Sketches from Eastern History (1982). Presented here are Pessoa’s reading notes on that book, as well as the connection between those notes with Pessoa’s texts on Sensacionism and Neo-Paganism, dated at around 1916. In this way, a study of the reception of Nöldeke’s ideas in Fernando Pessoa’s texts on Arab-Islamic Civilization is made. Other documents of the author’s estate and private library on the same subject are also discussed, since they are useful in the creation of an intertextual index that can help to study the presence of Arab-Islamic elements in Pessoa’s work and thought.
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