Fabrizio Boscaglia – Textos e artigos para download

Aqui encontram-se as minhas publicações, textos e artigos que são descarregáveis em PDF. Para download, é suficiente clicar no link presente em cada descrição.

As publicações são divididas por áreas temáticas: Fernando Pessoa; Estudos luso-islâmicos; Islão e Sufismo; Pensamento Português; Artes.

Para ver a lista todas as minhas publicações, inclusivamente aquelas que só se encontram em papel, clicar aqui. Para os materiais pedagógicos, clicar aqui.

1) Fernando Pessoa

Fernando Pessoa and Islam

Introdução, em inglês, sobre Islão e cultura islâmica na obra de Pessoa. Ao dar-se atenção ao diálogo entre espólio e biblioteca particular de Pessoa, destaca-se o interesse do autor por Islão, filosofia islâmica, literatura árabe, Omar Khayyām e al-Andalus. Um enquadramento hermenêutico, histórico-cultural e biobibliográfico é proposto. Com edição de textos do autor sobre estes temas. Na revista «Pessoa Plural» (Brown University).

«Fernando Pessoa and Islam: an introductory overview with a critical edition of twelve documents» («Pessoa Plural», 2016)

Fernando Pessoa e a cultura árabe-islâmica

Panorâmica sobre a presença de poetas e pensadores arábico-islâmicos na obra de Pessoa. Com base no espólio e na biblioteca particular do autor, dá-se atenção ao percurso que levou Pessoa a interessar-se pela cultura arábico-islâmica. São apresentados o papel da filosofia islâmica na formação de Pessoa, assim como o interesse do autor pelos poetas Al-Muʿtamid e Omar Khayyam. Apresentada no Congresso Internacional Fernando Pessoa de 2013.

«Fernando Pessoa e a cultura árabe-islâmica: de Al-Cossar a Omar Khayyam» («Congresso Internacional Fernando Pessoa 2013», 2017)

Oriente e Orientalismo em Fernando Pessoa

Número monográfico da revista «Pessoa Plural – A Journal of Fernando Pessoa Studies» (Brown University) organizado por Fabrizio Boscaglia e Duarte D. Braga. Apresenta uma vasta e dispersa área da obra de Fernando Pessoa, sobre o chamado «Oriente»: Índia, China, Japão, Pérsia, «Mundo Árabe». Com artigos de Paulo Borges, Pedro Teixeira da Mota, Antonio Cardiello e autores da China, da Turquia e do Japão, entre outros estudiosos.

«Oriente e Orientalismo [em Fernando Pessoa]» («Pessoa Plural», 2016; com Duarte D. Braga)

«Introdução» («Pessoa Plural», 2016; com Duarte D. Braga)

«Crónicas Decorativas» de Fernando Pessoa

Edição de oito documentos do espólio de Pessoa, destinados ao projeto editorial intitulado «Chronicas Decorativas», parcialmente publicado pelo autor em 1914. À transcrição da única crónica publicada em vida pelo escritor, juntam-se a versão preparatória/alternativa da mesma ficção, mais três outros textos pertencentes ao mesmo projeto, acompanhados por outros documentos. Na revista «Pessoa Plural» da Brown University.

«As Chronicas Decorativas de Fernando Pessoa: edição crítica de oito documentos» («Pessoa Plural», 2016)

Pessoa e a Filosofia Islâmica

Publicam-se aqui fragmentos de um conto filosófico escrito por Fernando Pessoa, sobre o tema da filosofia islâmica. Também vêm a ser publicados e analisados outros documentos do espólio e da biblioteca particular de Pessoa, inerentes ao mesmo tema. A maior parte destes documentos foram escritos por volta de 1906, no período em que o jovem Pessoa frequentava a Universidade de Lisboa. Na revista «Pessoa Plural» da Brown University.

«Presence of Islamic philosophy in unpublished writings by the young Fernando Pessoa» («Pessoa Plural», 2013)

Inéditos de Fernando Pessoa

Edição de documentos e inéditos do espólio e da biblioteca privada de Fernando Pessoa. Trata-se de prosas, fragmentos poéticos e notas, alguns em português e outros em inglês, na sua maioria relativos às seguintes áreas temáticas: filosofia; religião; língua; cultura e civilização; Oriente. Cada texto é transcrito na íntegra e acompanhado por um aparelho crítico, com imagens dos documentos originais. Na revista «Tintas» da Universidade de Milão.

«Di là dall’orizzonte»: scritti, pensieri e immagini dagli archivi di Fernando PessoaTintas», 2014)

Fernando Pessoa e Theodor Nöldeke

Artigo sobre relação entre alguns textos de Pessoa acerca da civilização arábico-islâmica e a leitura, por Pessoa, de um livro do orientalista alemão Theodor Nöldeke, «Sketches from Eastern History» de 1892. São apresentadas notas de leitura sobre este livro, assim como as correspondências entre essas notas e textos pessoanos sobre Islão, sensacionismo e neo-paganismo, datados por volta de 1916. Na revista «Pessoa Plural».

«Fernando Pessoa leitor de Theodor Nöldeke: notas sobre a recepção do elemento arábico-islâmico em Pessoa» («Pessoa Plural», 2012)

Entrevista sobre Fernando Pessoa e o Islão

Entrevista com Fabrizio Boscaglia, realizada em 2012 por Nuno Hipólito e publicada no Blogue «Um Fernando Pessoa». O tema da entrevista é a presença do Islão e a cultura islâmica na obra e no pensamento de Fernando Pessoa. Trata-se de um documento introdutivo sobre estes temas, realizado numa fase inicial da pesquisa neste específico âmbito dos estudos pessoanos.

«Entrevista com Fabrizio Boscaglia» («Um Fernando Pessoa», 2012; com Nuno Hipólito)

فرناندو بيسوا والثقافة العربية الإسلامية [Fernando Pessoa e a cultura arábico-islâmica]

Artigo em árabe, na revista árabe «al-Ḥawza al-Šaʻriyah» («O Âmbito Poético») sobre «Fernando Pessoa e a cultura arábico-islâmica». Primeira publicação em árabe sobre esta vertente da obra de Pessoa. O volume da revista é dedicado ao tema do Orientalismo e o editor é o poeta iraquiano Shaker Laibi. A tradução do artigo foi realizada por Abdeljelil Larbi, da Universidade Nova de Lisboa.

«فرناندو بيسوا والثقافة العربية الإسلامية [Fernando Pessoa e a cultura arábico-islâmica]» («الحوزة الشعرية» [«O Âmbito Poético»], 2017)

Pessoa e Orientalismo – Recensão

Minha recensão do livro As Índias Espirituais: Fernando Pessoa e o orientalismo português, de Duarte D. Braga, publicado pela Tinta-da-china em 2019. O ensaio científico aborda a interiorização do dito Oriente no pensamento e na obra de Pessoa, principalmente na poesia do heterónimo Álvaro de Campos e debatendo criticamente o paradigma orientalista, com base na abordagem de Edward W. Said. Na revista académica Pessoa Plural.

«Pessoa e a interiorização do Oriente» («Pessoa Plural», 2021)

2) Estudos luso-islâmicos

Alfabeto árabe por Sara Domingos

Estudo e entrevista com a artista portuguesa Sara Domingos, sobre a obra desta, intitulada «Uma Textura de Som», que consiste numa representando do alfabeto árabe (abǧad). Os aspetos abordados na entrevista são principalmente estes: espiritualidade islâmica; língua árabe e arte contemporânea; relação entre espírito, som e letras; legado islâmico em Portugal. Publicado na revista Al-Irfan da Universidade Mohammed V de Rabat.

«Uma abstração do abǧad? Entrevista com a artista portuguesa Sara Domingos» («Al-Irfan», 2017; com Sara Domingos)

Maria Gabriela Llansol e Ibn ʿArabī

Número da revista «El Azufre Rojo – Revista de Estudios sobre Ibn ʿArabī» (Universidade de Múrcia) dedicado à presença do mestre e metafísico sufi Ibn ʿArabī na obra da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol. Editado por Fabrizio Boscaglia e Luiza Rosa, com artigos de Pablo Beneito, Paulo Borges, João Barrento, entre outros, assim como um dossiê de textos de Llansol sobre Ibn ʿArabī.

«Maria Gabriela Llansol e Ibn ʿArabī» («El Azufre Rojo», 2019; com Luiza Rosa)

«Nota editorial» (in «El Azufre Rojo», 2019; com Luiza Rosa)

Antero de Figueiredo: «Córdova e Granada» e «No Magrebe»

Contextualização e (re)edição dos textos «Córdova e Granada» e «No Magrebe» do escritor português Antero de Figueiredo (1866-1953). Produzidos provavelmente entre as décadas de 1920 e 1930, estes escritos fornecem dados para se estudar a receção e a representação do Islão e do al-Andalus na literatura portuguesa contemporânea, nomeadamente, neste caso, na narrativa ficcional. No livro «A Dinâmica dos Olhares» do CLEPUL.

«Córdova e Granada e No Magrebe de Antero de Figueiredo: estudo e edição crítica de cinco documentos» («A Dinâmica dos Olhares», 2017)

3) Islão e Sufismo

Jesus segundo Ibn ʿArabī

Tradução do árabe para português do capítulo dedicado a Jesus na obra «Os Engastes das Sabedorias» («Fuṣūṣ al‑Ḥikam») do pensador, místico e metafísico sufi Ibn ʿArabī, que a tradição do Sufismo indicou como «o Mestre Maior» da mística e da espiritualidade islâmica. Realizada por Fabrizio Boscaglia e Mário N. Vieira, na revista «Philosophica» do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

«Tradução de Ibn ʿArabī, “O Engaste de Sabedoria Profética no Verbo de Jesus”» («Philosophica», 2020)

Islão: vertentes sunita, xiita e ismaelita

Introdução ao Islão, no guia didático «Cosmovisões Religiosas e Espirituais», publicado pelo Alto Comissariado das Migrações da República Portuguesa. Por Filomena Barros e Fabrizio Boscaglia, três textos breves, de cariz enciclopédico e didático, finalizados a uma introdução básica ao Islão, ao seu contexto de origem, aos seus textos e lugares sagrados, festividades e outros aspetos das principais vertentes desta religião presentes em Portugal.

«Islão – vertentes sunita / Islão – vertente xiita / Islão – vertente xiita ismaelita]» («Cosmovisões religiosas e espirituais», 2016; com Filomena Barros)

4) Pensamento Português

Pensamento Português na revista «Philosophica»

Retrospectiva da presença do pensamento português nos primeiros cinquenta números da revista «Philosophica» do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. A organização do artigo visa destacar a contribuição do periódico para a actividade e o estudo de pensadores portugueses e para o aprofundamento de questões e temas que se diriam típicos da reflexão filosófica lusa e lusófona. Em co-autoria com Pedro Vistas.

«O Pensamento Português na revista Philosophica: uma síntese panorâmica (1993-2017)» Philosophica», 2017; com Pedro Vistas)

Sobre António Quadros: recensão

Recenção do livro coletivo, coordenado por Manuel Cândido Pimentel e Sofia Alexandra Carvalho, intitulado «António Quadros. Obra, Pensamento, Contextos», publicado pela editora da Universidade Católica Portuguesa. Recenção publicada na revista «Philosophica do Departamento de Filosofia e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, em 2016.

«Manuel Cândido Pimentel, Sofia Alexandra Carvalho (coord.), António Quadros. Obra, Pensamento, Contextos» (in Philosophica, 2016)

5) Orientalismo

Constantinopla, por Edmondo de Amicis

Recensão da tradução portuguesa do livro «Constantinopla» (1877), do escritor italiano Edmondo de Amicis. A tradução foi realizada em 2017 por Margarida Periquito e publicada na coleção «Literatura de viagem» da editora Tinta-da-china, com prefácio de Umberto Eco. A recensão saiu na revista «Estudos Italianos em Portugal», da Universidade de Coimbra e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

«Edmondo De Amicis, Constantinopla, prefácio de Umberto Eco, tradução de Margarida Periquito» («Estudos Italianos em Portugal», 2018)

6) Artes

Arte e Espiritualidade em Davide Trasparente

Entrevista em língua italiana, sobre arte e espiritualidade, com o artista, estudioso e pensador italiano Davide Trasparente, publicada em 2010 na revista «Scripta (Ri)Manent Magazine», editada pelo artista italiano Gianluca Martinez, no contexto do projeto artístico e social «Scripta (Ri)Manent», realizado no contexto do programa para a Joventude da União Europeia.

«Arte e Spiritualità: intervista a D. Trasparente» («Scripta (Ri)Manent Magazine», 2010; com Davide Trasparente)

Entrevista com o «cantapoeta» Mariano Deidda

Entrevista em língua italiana, com o músico, cantautor e compositor italiano Mariano Deidda, publicada em 2008 na revista literária «Portosepolto Taccuino Letterario», coordenada pelo poeta italiano Luca Pizzolitto. Mariano Deidda dedica a sua obra musical a Fernando Pessoa e a outros poetas e escritores, como Cesare Pavese e Grazia Deledda, cantando os poemas destes autores com base numa proposta musical jazz.

«Non me ne sono mai andato, sto viaggiando: intervista a Mariano Deidda a cura di Fabrizio Boscaglia» («Portosepolto Taccuino Letterario», 2008; com Mariano Deidda)