Mostra sobre Pinharanda Gomes na BNP (13 abr. – 17 set. ’22)

Agendada para o dia 13 de abril de 2022 às 17h30, na Biblioteca Nacional de Portugal, a inauguração da mostra «Pinharanda Gomes: historiador do pensamento português», dedicada ao filósofo e extraordinário estudioso de cultura portuguesa, Jesué Pinharanda Gomes (1939-2019). Sou co-comissário da mostra, com grande alegria, juntamente com Miguel Real e Renato Epifânio.

Continuar a ler

Poetas em Diálogo (12 abr. ’22)

Dialogo com o poeta italiano Massimiliano Bardotti, em torno do meu livro de poemas Il ritorno dell’anima (Ladolfi, 2021), no primeiro episódio do programa Poetas em Diálogo, agendado para 12 de abril às 20h (horario de Portugal, 21h horario de Itália).

Continuar a ler

Pessoa e Khayyam na Rádio Movimento PT Online

É com grande alegria que volto a ser hóspede de Ricardo Belo de Morais na Rádio Movimento PT Online, para falar de Fernando Pessoa e Omar Khayyam. O poeta e pensador português teve uma grande paixão intelectual pelo escritor e filósofo persa medieval.

Continuar a ler

Mística e esoterismo islâmico: curso para alunos externos na Lusófona

tumulo hafiz shiraz

Este curso visa proporcionar aos alunos as ferramentas básicas para se estudar o misticismo e/ou esoterismo islâmico, nomeadamente no que respeita á sua designação de Sufismo. Serão abordados os princípios religiosos, iniciáticos e doutrinários assim como as práticas e alguns mestres do Sufismo, entre os quais Rūmī, Ibn ʿArabī e a mulher sufi Rābiʿa al-ʿAdawiyya.

Continuar a ler

Saudade di Collegno (I) – Pietre e volatili: un pomeriggio con Alfredo Rienzi all’ex Manicomio

[Artigo em italiano] – Qualche giorno fa ho avuto il piacere e il privilegio di incontrare un amico, il poeta Alfredo Rienzi, nato a Venosa, ma torinese d’adozione, che ho conosciuto pochissimi mesi fa tramite un altro amico e poeta torinese, Luca Pizzolitto.

Continuar a ler

Exposição sobre Sufismo: co-curadoria no Museu Gulbenkian

Sou o co-curador convidado da exposição «Sabedoria Divina: o Caminho dos Sufis», no Museu Calouste Gulbenkian, juntamente com a curadora Jessica Hallet. Trata-se da quarta fase do projeto «O Poder da Palavra», agendado para abril de 2022, no qual convidamos o público a colaborar através de oficinas temáticas.

Continuar a ler

Prémio Literário Ars Mea 2021 – Nota de Mérito

É com grande alegria que recebo, pelo meu livro de poemas Il ritorno dell’anima, a «Nota de Mérito» do Prémio Literário Ars Mea 2021, da Associação RDP Eventi, com sede na minha amada Sicília. Obrigado ao júri e aos leitores!

Continuar a ler

Curso sobre Sufismo (UNL, jan. ’22)

Agendado para decorrer entre 17 e 28 de janeiro de 2022, online, pela Universidade Nova de Lisboa, abre as inscrições o curso livre Sufismo no Gharb al-Andalus (séculos X-XIII), Gentes e valores, vivências sociais e espirituais. Leciono dois módulos, sobre Sufismo na cultura portuguesa e Ecologia islâmica.

Continuar a ler

Llansol e Ibn ʿArabī: comunicação em Itália

É com muito prazer que participo no V Congresso da AISPEBAssociação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros, na Universidade de Parma, com a comunicação «As aparições de Ibn ‘Arabî no texto de Maria Gabriela Llansol», a 9 de dezembro de 2021 às 17h.

Continuar a ler

Fernando Pessoa e a filosofia islâmica

Publiquei o ensaio «Fernando Pessoa and Islamic philosophy» no livro Fernando Pessoa and Philosophy, coordenado por Bartholomew Ryan, Giovanbattista Tusa e Antonio Cardiello na prestigiosa editora Rowman & Littlefield.

Continuar a ler