Colóquio sobre Pinharanda Gomes (15 set. ’22)

Decorre na Biblioteca Nacional de Portugal no dia 15 de setembro, das 14h30 às 17h30, o Colóquio Pinharanda Gomes: historiador do pensamento português, associado à homónima mostra, cujos comissários são Fabrizio Boscaglia, Renato Epifânio e Miguel Real.

Continuar a ler

Turismo Literário na UNEB (2 set. ’22)

Participo com prazer no 1° Seminário Internacional em Geopoética «Paisagens em Transe» da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, na sessão sobre «Literatura, Cidade e Turismo». Evento transmitido online (1 e 2 de setembro).

Continuar a ler

Rūmī e Sufismo: visita guiada no Museu Gulbenkian (24 set. ’22)

É com grande alegria que aceitei o desafio para conduzir uma visita guiada com conversa intitulada Rūmī. O caminho do amor no Sufismo, no contexto da exposição Sabedoria Divina: o caminho dos sufis, da qual sou curador convidado no Museu Calouste Gulbenkian.

Continuar a ler

Pessoa e Filosofia em Portugal (Colóquio, nov. ’22)

Aceitei com prazer o convite para participar no Colóquio Fernando Pessoa e a Filosofia em Portugal, a decorrer na Biblioteca Nacional de Portugal a 29 e 30 de novembro de 2022, se Deus quiser. Participo com a comunicação «A receção da Geração de 70 e da Renascença Portuguesa no Neoarabismo de Fernando Pessoa», no dia 23, às 16h40.

Continuar a ler

Sufismo, Silêncio e Paz (21 jun. ’22)

Aceitei os convites para participar nestes dois eventos, em que pretendo falar do tema do Silêncio na Mística Islâmica (Sufismo), como contributo para uma reflexão sobre a Paz. Agradeço ao Antonio Fróis Rafael e à Comunidade Mundial de Meditação Cristã pelos convites.

Continuar a ler

Exposição sobre Pessoa por Carlos Oliveira (13 jun. ’22)

No dia 13 de junho, em que Fernando Pessoa faria 134 anos, sou convidado a participar na inauguração da exposição do ceramista Carlos Oliveira Escultor, dedicada ao poeta e pensador português, organizada pelo Josefa D’Óbidos – Hotel. Mais uma ocasião para vivenciar Óbidos Vila Literária.

Continuar a ler

Filomena Barros – In Memoriam (4 jun. 22)

É com comoção e saudade que me preparo para participar na homenagem à minha amiga, e grande cientista, Filomena Barros, que deixou a morada terrena há pouco mais de um ano. Na Universidade de Évora, com apoio da Universidade Lusófona e outra instituições, homenageamos a grande especialista sobre história dos muçulmanos em Portugal.

Continuar a ler

Património Islâmico: formação no Turismo de Portugal (mai. ’22)

Aceitei mais um desafio pelo Turismo de Portugal, e com todo o gosto. Trata-se da formação à distância sobre «Património Islâmico como recurso turístico», da qual sou docente. Pela Academia Digital das Escolas do Turismo de Portugal, às quais muito agradeço pelo convite.⁣

Continuar a ler

Livro «Orpheu Filosófico»: lançamento na Casa Fernando Pessoa (6 mai. ’22)

O livro Orpheu filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia (Edições Universitárias Lusófonas, 2022), que coordeno com Paulo Borges e Pedro Vistas, será lançado a 6 de maio de 2022 na Casa Fernando Pessoa, no Contexto do Colóquio Novos Estudos Pessoanos.

Continuar a ler

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos (2022)

De abril de 2022 até dezembro de 2022 decorre a terceira edição do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, que organizo pela Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, por mim coordenada.

Continuar a ler