Religiões em Tavira no séc. XVI – Artigo em catálogo de Exposição

O Museu Municipal de Tavira inaugurou a 18 de maio a exposição A Principal do Reino do Algarve – Tavira no séculos XV e XVI, que celebra os 500 anos da elevação de Tavira a cidade. O catálogo da exposição contém um artigo de Fabrizio Boscaglia, sobre «Tavira e as religiões no século XVI: notas sobre cristãos, cristãos-novos e mouriscos».

Continuar a ler

«Curador por um dia!»: participação em exposição virtual do Museu Gulbenkian

A exposição virtual «Curador por um dia!» do Museu Calouste Gulbenkian reúne 50 peças de arte, escolhidas entre mais de 400 propostas, à volta do tema «Enfrentar o futuro». Uma das peças – um Nicho de Oração (miḥrāb) de arte islâmica – foi selecionada e comentada por Fabrizio Boscaglia.

Continuar a ler

Al-Mu’tamid e Adalberto Alves: mostras na BNP continuam e RTP2 dedica reportagem

As mostras «Al-Mu’tamid: poeta do Gharb al-Andalus» e «Adalberto Alves: 40 anos de vida literária», a decorrerem na Biblioteca Nacional de Portugal, vão continuar abertas ao público até ao dia 30 de julho de 2020. A televisão RTP2 dedicou a ambas uma reportagem. Continuar a ler

Muçulmanos em Portugal na Idade Média, por Filomena Barros (2 abr.)

No contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, que organizo na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, está agendada para o dia 2 de abril às 18h a palestra «Muçulmanos em Portugal na Idade Média», com Filomena Barros. A sessão decorre por via telemática, em modalidade à distância (e-learning).

Continuar a ler

Filme sobre al-Mu’tamid, visitas guiadas na BNP

No contexto das mostras «Al-Mu’tamid: poeta do Gharb al-Andalus» e «Adalberto Alves: 40 anos de vida literária», decorrem as seguintes atividades na Biblioteca Nacional de Portugal: projeção de filme Al-Mu’tamid: o destino de um príncipe, de Maria Júlia Fernandes (11 mar., 17h30); visitas guiadas a ambas as mostras, com comissários (19 mar., 17h30). Entrada livre.

ATUALIZAÇÃO: EVENTOS ADIADOS POR CAUSA DA SITUAÇÃO DO COVID-19.

Continuar a ler

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, coordenado por Fabrizio Boscaglia na Universidade Lusófona, visa estudar, divulgar e debater temas religiosos, históricos e culturais do Islão através de palestras, conferências, colóquios e debates que contam com a participação de alguns entre os maiores especialistas em Portugal e a nível internacional, ao mesmo tempo dando espaço a jovens investigadores. Continuar a ler

Entrega de Prémio Barzaj a Sara Domingos (Simpósio Internacional Ibn Arabi)

No dia 21 de março, será condecorada a artista portuguesa Sara Domingos, com o Prémio Barzaj 2020, no contexto do X Simpósio Internacional Ibn Arabi, da MIAS-Latina, em Múrcia. O prémio será entregue por Fabrizio Boscaglia.

ATUALIZAÇÃO: EVENTO ADIADO POR CAUSA DA SITUAÇÃO DO COVID-19.

Continuar a ler

Debate sobre Cultura Religiosa (Braga, 12 mar.)

«O papel da cultura religiosa para a formação humanística das sociedades atuais», eis o título do debate programado para 12 de março às 21h30 no Museu Pio XII de Braga, pela organização da Fundação Bracara Augusta.

Continuar a ler

Ciclo sobre Sufismo na Academia Luís de Camões

Nos dias 12 e 19 de fevereiro, decorre o ciclo de sessões «Sufismo: misticismo e esoterismo do Islão», na Academia Luís de Camões, no contexto do curso Museus – Identidades e Memórias, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Continuar a ler

Debate inter-religioso em Telheiras

Está programado para o dia 1 de fevereiro, na Biblioteca Orlando Ribeiro de Telheiras, o debate «Harmonia Inter-religiosa. Utopia e Desejo», com a participação de Fabrizio Boscaglia. Continuar a ler