Madrasa Virtual Al-Wadud

Passo a colaborar com o projeto Madrasa Virtual da editora Al-Wadud, sediada no Brasil, através da lecionação de aulas online sobre «Influência e representação do Islam na cultura luso-brasileira e ocidental». Com frequência quinzenal, às quintas-feiras, a partir de 18 de março, publico áudio e materiais de apoio nos canais Youtube e WhatsApp dedicados.

Continuar a ler

Jesus segundo Ibn ʿArabī: tradução na Philosophica

Publiquei, juntamente com Mário N. Vieira, a tradução portuguesa de «O Engaste de Sabedoria Profética no Verbo de Jesus», de Ibn ʿArabī (1165-1240 ق). É o capítulo que «o Mestre Maior» (al-Shaykh al-Akbar) tinha dedicado a Jesus (س) no livro «Os Engastes das Sabedorias» (Fuṣūṣ al-Ḥikam). A tradução saiu na revista Philosophica da Universidade de Lisboa.⁣⁣

Continuar a ler

Dante, Portugal e o Islão (posfácio)

«O Islão, de Dante a Pessoa: notas sobre um legado universal», eis o título do meu posfácio no livro «Dante e Portugal: presenças lusas e andaluzas na Divina Comédia» organizado por Fernanda Mendes, publicado pela Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri. Foi um prazer debruçar-me sobre assuntos luso-islâmico-italianos e fico muito grato por esta oportunidade. O lançamento do livro está agendado para 25 março, online (mais informações aqui).

Continuar a ler

Dia Internacional das Línguas Maternas (21 fev. ’21)

Tenho a honra e o prazer de ter sido convidado pelo músico Mostafa Anwar a participar nas celebrações do Dia Internacional das Língua Maternas, através de uma breve intervenção sobre legado arábico-islâmico na língua e na cultura portuguesas, assim como pela leitura de um poema em italiano, de minha autoria. Agendado para 21 de fevereiro, pelas 15h, online.⁣⁣

Continuar a ler

Quinto Império e Islão: palestra (20 fev.)

Sou convidado enquanto orador na edição online das Jornadas de História, Filosofia Hermética e Património Simbólico, dedicada ao «V Império», organizada por Rui Lomelino de Freitas da Universidade Lusófona para 20 de fevereiro. A minha comunicação intitula-se «O Quinto Império e o Islão» e está agendada pelas 11h30.

Continuar a ler

Entrevista sobre Islão e al-Mu’tamid em Fernando Pessoa

Está agendada para hoje dia 15 de janeiro, às 22h (hora de Portugal), uma entrevista comigo, ao vivo, organizada pelo blogue História Islâmica, para falarmos das minhas pesquisas e projetos sobre a presença e representação do Islão em Fernando Pessoa e na cultura portuguesa contemporânea.

Continuar a ler

Khayyam, Pessoa e Gulbenkian: conversa artístico-literária

As Rubaiyat (quadras) do poeta persa e muçulmano Omar Khayyam nas bibliotecas particulares de Fernando Pessoa e Calouste Gulbenkian. Converso sobre este fascinante tema com João Carvalho Dias, curador do Museu Calouste Gulbenkian.

Continuar a ler

Sufismo e Rosacruz: sessão online (25 nov.)

Participo na sessão «O Sufismo e a Rosacruz», agendada para decorrer online a 25 de novembro às 19h, no contexto das conferências de apresentação do livro Os Manifestos Rosacruzes: Uma Tradição com 400 Anos de História (ed. Alma dos Livros), traduzido por Rui Lomelino de Freitas, este sendo o anfitrião da sessão.

Continuar a ler

A alma de Portugal: palestra sobre Pessoa e esoterismo

No contexto do projeto Esoteric Quest, participo, juntamente com o professor Paulo Borges, na sessão “virtual” intitulada «The Soul of Portugal: from Al-Andalus and the Templars to Fernando Pessoa», no dia 27 de outubro à tarde, via Zoom.

Continuar a ler

Livro da Escada em debate na PUC-SP

Sou convidado a participar num debate na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em ocasião do lançamento de O Livro da Escada de Maomé, traduzido por Fernanda Mendes, a decorrer no dia 23 de outubro de 2020.

Continuar a ler