Tese sobre presença árabe-islâmica em Pessoa mencionada no Diário de Notícias

O professor Viriato Soromenho Marques, da Universidade de Lisboa, mencionou a minha tese de doutoramento sobre A presença árabe-islâmica em Fernando Pessoa bem como a dissertação do investigador alemão Dirk Hennrich, num artigo publicado no Diário de Notícias, a 15 de abril de 2015. Eis um excerto do artigo, intitulado Europa com alma:

O alemão Dirk-Michael Hennrich elaborou uma tese em que Teixeira de Pascoaes e José Marinho convivem com Hölderlin e Heidegger. O italiano Fabrizio Boscaglia, por seu turno, investigou a presença árabe-islâmica na obra múltipla de Fernando Pessoa, abrindo novas vias para a compreensão desse nosso pensador e poeta maior. Dois jovens intelectuais pensando no lugar e na língua do Outro. Dois testemunhos da grandeza de que os europeus são capazes, quando permanecem fiéis ao húmus do melhor da nossa inquieta alma comum. Sempre guiada pela busca de desafios que a transcendam.

O texto integral do artigo pode ser lido aqui: http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=4511097&seccao=Viriato

Agradeço ao professor Viriato Soromenho Marques pelas suas palavras.

Anúncios