Aula em Curso “Filosofia e Estudos Orientais”

«Fernando Pessoa, Omar Khayyâm e a Poesia Sufi da Pérsia» é o título da aula a ser lecionada por Fabrizio Boscaglia a 17 de junho de 2010, no Curso de Especialização Filosofia e Estudos Orientais, do Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Filosofia e Estudos Orientais
Curso de Especialização
Faculdade de Letras da Universidade de LisboaObjectivos: Curso de especialização que visa estudar e aprofundar os princípios e temas fundamentais do pensamento e da cultura oriental (da Índia ao Japão).

Sinopse do curso: Este curso permitirá uma introdução às tradições filosóficas e culturais cultivadas na Ásia (Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Taoísmo, entre outras) possibilitando o conhecimento dos seus principais ensinamentos filosóficos, bem como das suas diferentes práticas, em particular aquelas que se reflectem na vida artística dessas comunidades. Será igualmente dada importância ao modo como o pensamento e a sabedoria oriental reequacionam a relação do homem com o mundo, criando soluções novas para os dilemas com que as sociedades e os indivíduos hoje se confrontam, e serão abordados aspectos fundamentais da relação da cultura e da filosofia portuguesas e ocidentais com as culturas orientais.

Público-alvo: este curso destina-se a todos aqueles (professores, diplomatas, empresários, religiosos, artistas, agentes culturais, entre outros) que pretendam compreender o fenómeno de ressurgimento e popularização do interesse pela cultura oriental e queiram desenvolver o diálogo intercultural.

Responsáveis científicos: Carlos João Correia; Paulo Borges
Equipa de docentes: Paulo Borges; Carlos João Correia
Outros Docentes: Filipa Afonso, Ana Cristina Alves, Fabrizio Boscaglia, Duarte Braga, Antonio Cardiello, Bruno Béu Carvalho, Renato Epifânio, Paulo Guedes, Miguel Gullander, Dirk Hennrich, Beatriz Lobo, Rui Lopo, Joana Luís, Vasco Marques, Paula Morais, Lavínia Pereira, Amon Pinho, Romana Pinho, Ricardo Ventura.

Seminários:

1. Filosofia Clássica Indiana (1ºsemestre)
2. Introdução ao Budismo (1ºsemestre)
3. Oriente/Ocidente: diálogos e cruzamentos (2ºsemestre)
4. O Budismo e o Extremo-Oriente (2ºsemestre)

Unidades de Crédito: 60 UC
Horário do curso: 5ªfeira: 17-20h (1º e 2ºSemestre)
Propinas: 250 euros semestrais
Os não-licenciados podem candidatar-se, mas serão submetidos a uma entrevista.
Data-limite das candidaturas: 28 de Agosto de 2009
Pré-inscrições: abertas (Secretaria da Faculdade ou E-mail)

Para mais informações:
http://www.carlosjoaocorreia.com/oriente

Contactos:
Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Tel: 21 7920050
Fax: 21 7960063

E-mail:
pauloaeborges@gmail.com
carlosjoaocorreia@gmail.com
filomena.martins@fl.ul.pt

filosofia-estudos-orientais.jpg
Anúncios