Colóquio Internacional “Agostinho da Silva: Pensador Universal do Tempo Presente”

Decorre a 16 e 17 de fevereiro de 2016 no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o Colóquio Internacional “Agostinho da Silva: Pensador Universal do Tempo Presente“, organizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. A entrada é livre. Participo enquanto membro da Comissão Organizadora e orador, com a comunicação “Agostinho da Silva e o Islão” (16 fev., 16h30).

cartazComemoram-se, a 13 de Fevereiro de 2016, 110 anos do nascimentode Agostinho da Silva e a sua memória e a fecundidade do seu pensamento e obra não cessam de se tornar mais vivas. É já um lugar comum reconhecer que Agostinhoda Silva anteviu há cerca de meio século temas, questões e desafios cruciais da crise do mundo contemporâneo, para os quais apontou soluções e caminhos que, com toda a sua problematicidade, não deixam de ser hoje muito pertinentes.

Agostinho foi um pensador originalde todas as experiências fundamentais do ser humano, desde a espiritualidade e a religião até àpolítica. Além disso, foi um tradutor criativo, poeta e escritor de elevado nível, um educador activo na criação de múltiplos centros de estudos e universidades.

A sua obra de vida, escrita e pensamento transmite-nos uma poderosa visão alternativa aos rumos ainda dominantes, mas cada vez mais críticos, do paradigma globalizado de consciência e de civilização. Agostinho é o visionário de um outro mundo possível à escala planetária, radicado numa espiritualidade emancipadora da consciência, no diálogo compreensivo e fraterno entre religiões e culturas, aberto a crentes e descrentes, na transcensão de velhos modelos e antinomias pedagógicas, políticas, económicas e sociais e numa abertura amorosa do humano a todos os seres vivos e à Terra.

Agostinho pensa também o papel mediador que na criação desse mundo podemos ter, cada um de nós e as culturas portuguesa, lusófona e ibero-americanas, em diálogo e cooperação fraternos com todos os povos e culturas.

É assim o momento de repensar Agostinho crítica e criativamente, quer o seu pensamento propriamente dito, quer as vias que a partir dele, das suas fontes e das suas questões se abrem para uma melhor compreensão do tempo presente que ajude a superar a crise que hoje somos. É este o objectivo deste Colóquio Internacional, que reúne especialistas dos estudos agostinianos e uma nova geração de jovens investigadores, numa abordagem multidisciplinar que abra caminhos novos para uma melhor compreensão da complexidade e fecundidade do pensamento e obra agostinianos.

Comissão Científica: Paulo Borges, Miguel Real

Comissão Organizadora: Paulo Borges, Fabrizio Boscaglia, Dirk Henrich

Organização: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa

Apoios: Associação Agostinho da Silva, Círculo do Entre-Ser

Site: https://coloquioagostinhodasilva.wordpress.com/

facebook Siga o evento no Facebook