Colóquio Vita Contemplativa e comunicação sobre Sufismo de Ibn ʿArabī (21 mar.)

«Silêncio, retiro, fome e vigília no Sufismo de Ibn ʿArabī» é o título da comunicação de Fabrizio Boscaglia, agendada para 21 de março às 16h no Colóquio Internacional Vita Contemplativa – Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea, a decorrer no Anfiteatro III da FLUL nos dias 20 e 21.

Organizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa em colaboração com o Círculo do Entre-Ser, o Colóquio conta com a participação, enquanto oradores, de investigadores, filósofos, artistas e praticantes de meditação. Consultem o programa e as outras informações no site do evento.

Silêncio, retiro, fome e vigília no Sufismo de Ibn ʿArabī

por Fabrizio Boscaglia (21 mar., FLUL, Anf. III, 16h)

Objetivo desta comunicação é apresentar os conteúdos de uma obra do grande místico sufi andaluz Ibn ʿArabī (1165-1240), intitulada, O Adorno dos Abdâl. Escrito em 1203, este breve tratado ilustra as caraterísticas de quatro práticas espirituais que são entendidas pelo autor como meios do caminho gnóstico e ascético: o silêncio, o retiro, a fome (logo, o jejum) e a vigília. Serão fornecidas ferramentas histórico-religiosas, filosófico-religiosas e hermenêuticas para se enquadrarem estes conteúdos no contexto dos estudos e da prática do Sufismo, ou misticismo islâmico.

Arte e espiritualidade na perspetiva de Davide Trasparente

Para além de orador e membro da Comissão Organizadora, Fabrizio Boscaglia está envolvido no Colóquio Vita Contemplativa também enquanto tradutor em simultâneo da comunicação do italiano Davide Trasparente, sobre «Arte, espírito e o nó do nosso tempo», a decorrer a 20 de março às 14h15.

Anúncios