Mostra na BNP (31 mai.)

A exposição “Árabes e Islão na Literatura e no Pensamento Português (1826-1935)” será inaugurada por Fabrizio Boscaglia na quarta-feira dia 31 de maio às 18h na BNP, com moderação de Paulo Borges. Entrada livre.

A mostra é dedicada à representação e presença árabe e islâmica na literatura e no pensamento portugueses, desde o início do Romantismo em Portugal até 1935, ano da morte de Fernando Pessoa, figura maior do Modernismo português.

Através de uma organização cronológico-temática de livros e documentos oriundos das coleções da BNP e de outras coleções, apresentam-se textos, autores, movimentos e momentos em que a presença e a representação do Islão e da civilização islâmica, com especial foco no al-Andalus (711-1492), emergem na estética e na cultura literária e filosófica portuguesa.

Entre os autores patentes na mostra, destacam-se Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Antero de Quental, Teófilo Braga, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Almada Negreiros.

A mostra é comissariada por Fabrizio Boscaglia, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e será posteriormente complementada com um estudo-catálogo sobre o mesmo tema.

Anúncios