Visita guiada – Mostra “Árabes e Islão na literatura e no pensamento português” (1 set.)

Na sexta-feira dia 1º de setembro, às 15h, na Biblioteca Nacional de Portugal, decorre a última visita guiada à exposição Árabes e Islão na Literatura e no Pensamento Português (1826-1935), antes do encerramento da mostra. A visita será conduzida pelo próprio comissário da mostra, Fabrizio Boscaglia.

A participação é gratuita, sendo sujeita a marcação, por email.

Sobre a exposição

Cartaz_arabes_

A mostra Árabes e Islão na Literatura e no Pensamento Português (1826-1935) é dedicada à presença árabe e islâmica na literatura e no pensamento portugueses, desde o início do Romantismo em Portugal até 1935, ano da morte de Fernando Pessoa, figura maior do Modernismo português.

Através de uma organização cronológico-temática de livros e documentos oriundos das coleções da BNP e de outras coleções, apresentam-se textos, autores, movimentos e momentos em que a presença e a representação do Islão e da civilização islâmica, com especial foco no al-Andalus (711-1492), emergem na estética e na cultura literária e filosófica portuguesa.

Entre os autores patentes na mostra, destacam-se Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Antero de Quental, Teófilo Braga, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Almada Negreiros.

A mostra decorre até ao dia 6 de setembro de 2017.

Anúncios