A obra conhecida em árabe como «Kalīla wa Dimna» tem as suas raízes numa antologia de antigas fábulas indianas, que transitou por Pérsia, civilização arábico-islâmica, cultura judaica e Europa. O Museu Calouste Gulbenkian dedica uma exposição a este clássico da literatura universal e tenho o prazer de colaborar neste projeto.
O curador da exposição é Farhad Kazemi, pela coordenação de Jessica Hallet e Diana Pereira.
Esta pequena exposição foca-se na descoberta de um manuscrito não encadernado na coleção de Calouste Gulbenkian (LA170), cujas ilustrações sobreviveram miraculosamente às cheias de 1967 em Lisboa. Trata-se de uma cópia de Anvâr-e Sohayli [Luzes de Canopus], uma tradução para persa de Kalila e Dimna realizada por Va’ez Kashefi no final do século XV na corte do príncipe timúrida de Herat, o sultão Husayn Bayqara (r. 1469-1470; 1470-1506). O título deriva do nome do comandante supremo do sultão, Amir Sheikh Ahmad Sohayli.
(Fonte: site da Fundação Calouste Gulbenkian)
A exposição integra as atividades do projeto «O Poder da Palavra»:
O Poder da Palavra é um projeto do Museu Calouste Gulbenkian que reúne um grupo abrangente em torno do estudo da Arte do Livro e de outros objetos da coleção do Médio Oriente, membros da comunidade local, colaboradores da equipa de curadores e do Serviço Educativo e investigadores. O seu objetivo é potenciar a experiência destas obras conduzindo os participantes a uma pesquisa colaborativa e à criação de novas e vibrantes interpretações contemporâneas, numa afirmação do valor da cultura imaterial.
(Fonte: site da Fundação Calouste Gulbenkian)
Link direto e fonte da imagem: https://gulbenkian.pt/museu/novas-leituras/da-india-a-europa-a-viagem-das-fabulas-de-bidpay/
⭐ Fabrizio Boscaglia
Estudioso e docente universitário
“Redescobrir o diálogo cultural entre Portugal e Islão”
a) O meu Podcast:
https://www.spreaker.com/show/fabrizioboscaglia
b) Livro sobre Fernando Pessoa e Islão:
https://booklaunch.io/fabrizioboscaglia/fernando-pessoa-arabes-islao
c) Newsletter:
https://us3.list-manage.com/subscribe?u=455d611131b12125bab9b53e5&id=3b0d84cfdb
d) Canal Telegram: