Livro sobre Adalberto Alves – Lançamento na Mesquita Central de Lisboa (11 mar. ’23)

Tenho o prazer e a honra de anunciar o lançamento do livro Adalberto Alves: 40 anos de vida literária (Edições Universitárias Lusófonas, 2023), que coordeno juntamente com Maria João Cantinho, agendado para decorrer na Mesquita Central de Lisboa a 11 de março de 2023 às 16h30, com entrada livre.

Apresentação pelos coordenadores Fabrizio Boscaglia e Maria João Cantinho e pelo presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa Mahomed Iqbal.

Mais informações sobre o lançamento no cartaz e no convite, aqui abaixo.

Mais informações sobre o livro e modalidades de adquisição, apenas pelo e-mail das Edições Universitárias Lusófonas: f80130@ulusofona.pt

ADALBERTO ALVES: 40 ANOS DE VIDA LITERÁRIA

Organização de Fabrizio Boscaglia e Maria João Cantinho

(Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Comunidade Islâmica de Lisboa, 2023)

Este volume reúne documentos, ensaios e materiais inéditos, em homenagem a um intelectual que tem deixado uma marca importante na cultura portuguesa e internacional, a vários níveis. Trata-se de Adalberto Alves, advogado, poeta e estudioso, divulgador e intérprete da civilização arábico-islâmica, particularmente do período do al-Andalus (Península Ibérica, 711-1492).

Com uma cultura profunda, e uma produção prolífica e multifacetada, o autor abraça vários domínios do saber, embora as duas vertentes principais da sua rica obra sejam a poesia e o ensaio de cariz arabista. Só para citar os exemplos talvez mais conhecidos, devemos a Adalberto Alves o maior contributo na tradução para português da poesia de al-Muʿtamid e de Ibn ʿAmmār, dois dos maiores poetas árabes do al-Andalus.

No entanto, não podemos esquecer-nos das suas importantes contribuições nas áreas da espiritualidade islâmica (Sufismo), do direito, da linguística, da ecologia e da cidadania, para além da poesia, que constitui a sua mais distintiva vocação, a qual anima toda a sua multifacetada inspiração intelectual.

O livro decorre na sequência da homónima mostra realizada na Biblioteca Nacional de Portugal (2020) e contém mais de trinta textos, homenagens e testemunhos de poetas, escritores intelectuais e académicos portugueses e internacionais, contando ainda com documentos inéditos, entrevistas e dezenas de imagens de arquivo.