Participação em Congresso sobre Teixeira de Pascoaes

«Alma portuguesa e “atavismos árabes” em Teixeira de Pascoaes» é o titulo da minha comunicação no Congresso Internacional Teixeira de Pascoaes “Trienio Pascoalino dedicado aos temas relacionados com Arte de ser português, organizado pelo IECC, pelo IELT e pela CM de Amarante no centenário da publicação desta obra. Vou proferir a minha comunicação a 14 de outubro às 17h45 na BNP. Eis o resumo da intervenção:

Esta comunicação visa abordar a presença arábico-islâmica nos escritos de Teixeira de Pascoaes dedicados à reflexão sobre a essência e a formação da alma portuguesa, isto é, da Saudade. Dar-se-á especial atenção aos textos da década de 1910, nomeadamente à centralidade de Arte de Ser Português neste âmbito, para se mostrar como e em quais circunstâncias o pensamento do autor se focou sobre a componente «árabe» da mentalidade, da cultura e da espiritualidade nacionais. Esta temática será apresentada tendo em especial conta o contexto literário, filosófico e histórico-cultural português do início do século XX.

Mais informações acerca do evento se encontram no site oficial do Congresso: http://congressobiografias-trieniopascoalino.blogspot.pt/

Anúncios