O Oriente decorativo de Fernando Pessoa

Em 1914, Fernando Pessoa escreveu e parcialmente publicou as suas Crónicas Decorativas, prosas ficcionais em que o escritor tratou, através de uma ironia ímpar, o tema do Oriente. Trata-se de escritos fulcrais para se perceber o pensamento de Pessoa sobre a mentalidade e a cultura portuguesa e europeia.

Editei-os recentemente online na revista Pessoa Plural, no número especial sobre Oriente e Orientalismo em Pessoa, co-editado por mim e pelo Duarte Braga. Ali, as Crónicas Decorativas encontram-se livremente disponíveis para leitura e download gratuitos. É suficiente clicar no link aqui abaixo:

As Chronicas Decorativas de Fernando Pessoa: edição crítica de oito documentos“, por Fabrizio Boscaglia

Resumo

São aqui apresentados e transcritos documentos do espólio de Fernando Pessoa, destinados ao projeto editorial intitulado Chronicas Decorativas, elaborado e parcialmente publicado pelo autor em 1914. À transcrição da primeira e única crónica publicada em vida pelo escritor português (n’O Raio), juntam-se a versão preparatória ou alternativa do mesmo escrito ficcional, mais três outros textos pertencentes ao mesmo projeto, acompanhados por outros documentos do espólio do escritor, relacionados com os referidos materiais.

Anúncios